segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mitos e verdades

Aqui está um pequeno manual do que vale ou não vale nas viagens pela Europa:

Não é preciso levar dinheiro, todos aceitam cartão de crédito.

Mentira. Há vários problemas sobre isso. O primeiro é que em países da Europa pode-se exigir que o turista tenha dinheiro para suas despesas. Depois, há lugares que não aceitam cartão, desde lanchonetes até taxi. Inúmeros transportes públicos do Aeroporto até a cidade em diversas cidades do mundo aceita APENAS o valor da passagem, em trocado (não fazem troco). Terceiro: dinheiro muído para gorjetas é bom. Quarto: Pergunte a sua operadora de cartão de crédito, quais as taxas para uso internacional. Sacar dinheiro no exterior pode sair mais caro que a encomenda… Quinto: o bom viajante precavido sempre tem as duas opções. Lembre-se de anotar o número de telefone internacional para cancelar o cartão em caso de roubo.

Viagem Low-Cost são baratas.

Depende. Se a época é muito procurada, férias, temporada, tudo isso também influi. Há passagens realmentete baratas, mas sempre veja quanto sai as taxas de embarque (algumas mostram o preço com taxas, outras não). O valor das taxas pode ser maior ou beeemm maior que o valor da tarifa da passagem. Também saiba que as viagens são em aeronaves das piores – é como fazer uma viagem rodoviária em uma lata de sardinha, que voa! O maior problema delas são as taxas “escondidas”: que vão desde a bagagem, com peso bem limitado e outras taxas. Dependendo do destino, vale a pena pesquisar as empresas maiores e mais conhecidas, pois podem oferecer um bom custo-benefício.

Hostel é mais barato que hotel.

Depende do que vc procura. Há dois fatores: tempo e número de pessoas. Grupos (4 pessoas ou mais) têm mais vantagem para alugar uma suíte de hotel. Se for por pelo menos uma semana, melhor. O preço rateado pode sair quase o mesmo que um hostel. Demais casos (menos tempo ou menos pessoas), é possível sim encontrar, mas eles se esgotam rapidamente e nem sempre o preço é vantajoso. Hotéis geralmente oferecem café da manhã, roupa de cama e banho, suítes (banheiro no quarto). Além disso, hostels não oferem café-da-manhã, você precisa levar sua própria roupa de cama e banho, alguns lugares o banheiro é coletivo (fica no corredor principal), o quarto é coletivo (vc precisa dividir quarto com estranhos). Há ainda outros tipos de acomodações, em que vc aluga uma suíte, mas com todo serviço tipo hostel, com tarifas mais baratas. Vc precisa saber o que prioriza: preço, privacidade, conforto?


Quanto maior as malas, melhor?

Mentira. Malas devem ser do tamanho e quantidade suficiente para suas necessidades, até 2 por pessoa para 2 semanas. Mais que isso, reveja o que está levando. Cogite lavar as roupas, se for ficar por longos períodos. É sempre bom levar uma pequena mala/bolsa/mochila, com uma muda de roupa e algo de higiene, no caso de extravio de sua mala principal. Se carregar na mão, lembre-se que viagens internacionais não deixam carregar líquidose objetos cortantes e pontiagudos.

Carregar um mochilão é melhor?

Depende. Há mochilões que pesam mais que malas. Algumas nem tem rodinhas. E podem caber mais de 70 kilos (já pensou carregar isso nas costas?). Então depende muito da necessidade. Se é para ficar nos albergues, não tem problema carregar malas. Não precisa usar mochilão para virar descolado… Descoladas vão ficar as costas. Mas se for para acampamentos e trilhas, aí sim será preciso um mochilão.

Seguro-saúde é essencial.

Verdadeiro, para as viagens internacionais. Em alguns países isso é item obrigatório (confira antes de viajar se o país não exige seguro-saúde obrigatório… A maioria dos países da Europa exigem). Já pensou comer aquela comida exótica e ficar todo pipocado? E não ter dinheiro para o médico? O Seguro-saúde compensa o valor pago, melhor viajar com a consciência tranquila do que enfrentar um pesadelo depois. Na hora de programar a viagem, sempre lembre-se de acrescentar o seguro-saúde.

Pacote Turístico te dá mais segurança.

Em parte. Afinal de contas, a maioria não tem guia. A maioria não tem translados (transporte do aeroporto até o hotel). A maioria nem te diz se o hotel é perto de transporte público. Tem gente que oferece hotel no outro lado da cidade e não avisa. Então depende não só do pacote, mas da confiança no agente de viagens. Se houver problemas com passagens ou hotéis, contate a agência: ela também é responsável pela segurança e conforto do viajante. Antes de tudo, o ideal é que vc mesmo cheque todos os lugares que gostaria de visitar e cruze os dados com os principais acessos à pé / de ônibus / de trem / metrô e aí sim veja a localização da hospedagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário