terça-feira, 5 de outubro de 2010

Pela primeira vez, sozinha.

Yeahh, ou melhor, jaaa!!
Primeira vez andando sozinha na rua, sem ajuda do Rudi, sem intérprete ao lado...

Lembre-se: nunca atravessar a rua com o sinal fechado para pedrestes, mesmo que não passe carro, Hallo para cumprimentar, danke schön é obrigada, bitte schöen é de nada, bitte é por favor. O que mais eu precisava lembrar?

Andando pelas ruas sozinha, bem com cara de turista, olhando pra todos os lados, inclusive pro céu e pro chão, pra observar cada detalhe, cada universo novo que se abria pela minha frente.

A cidade é linda, muito bem conservada, limpa e com pessoas bonitas na rua. As construções foram o que mais me chamaram atenção, até porque eu tenho uma quedinha por arquitetura, mas só por hobby heheheh

As construções são antigas e a igreja é lindíssima. Ainda não tive a oportunidade de entrar para conhecer, mas um dia fazê-lo-ei com muito prazer e espero que com a câmera na mão (sim, porque de 15 oportunidades que eu tive de conhecer um lugar bonito e novo, eu estava sem a câmera em 13 vezes e nas 2 vezes eu estava sem bateria) - e bateria.

Minha primeira tarefa era comprar comida para fazer almoço. Tarefa simples, né? O mercado fica à poucos metros de casa, cerca de 7 minutos à pé (no meu caminhar, o Rudi faz em menos tempo!).


Não foi difícil identificar o mercado, o Rudi já tinha mostrado onde ficava, eu fiz um mantra do caminho e realmente não teve erro "atravesso o primeiro sinal, viro à esquerda do Raben (restaurante). Pra voltar pra casa, entrar na rua do Raben".

Chegando no mercado, eu já fiquei perdida de como se entrava nele, afinal sempre achei que mercados fossem lugares públicos, que você não precisasse pagar pra entrar. Mas eis que dou de cara com uma catraca e um lugar que eu já havia visto no metrô em SP, uma barra com barreiras penduradas. WTF? Olhei pra um lado, só tinha uns carrinhos de compras, olhei para o outro, tinham 4 caixas de pagamento e mais nenhuma entrada livre. O jeito é escolher uma das entradas e passar. Mas até ver alguém passando pela entrada já tinham passado alguns minutos. Catraca ou barreira? Ah, uma mulher passou pela catraca, vou passar por ali no vácuo dela :P

Nota: só depois de alguns dias fazendo compras que eu entendi como se pegava o carrinho de compras e como se passava pelas 2 entradas.
A catraca é para passar o corpo, a barreira é para passar o carrinho de compras.
Você precisa colocar 1 euro para liberar o carrinho de compras e utilizá-lo. Quando terminar de usar, precisa colocá-lo no lugar para receber sua moeda de volta.
Senti-me a pessoa mais desatualizada do mundo por não saber como funcionava esse sistema! No Brasil nunca tivemos nada parecido. Estamos acostumados a largar o carrinho de compras em qualquer lugar :(

Enfim, fui escolher umas comidinhas e não foi tão fácil quando eu imaginava. Demorei 2,5 anos pra ler cada rótulo e advinhar o que estava escrito. Tentei não cair na tentação de olhar a fotinho da embalagem, com medo de me ludibriar quanto ao conteúdo. No final, eu demorei quase 2h para comprar 5 itens!

Ficar na fila foi outra aventura. Tinha uma mulher na minha frente que estava com muito mais compras que eu e ela me deu a frente dela. Depois ela saiu da fila porque esqueceu de pegar algo. Aí chegou outra mulher com pouca compra, de início parecia menos do que eu tinha nos braços, mas fiquei na minha.

O caixa estava demorando e a fila só crescia. Comecei a ouvir uns hallo, hallo, hallo e eu nem aí pra nada. Quando olhei pra um lado e pro outro, não vi ninguém além de mim e aí então comecei a achar que estavam falando comigo. Como eu não sei falar alemão, ou melhor, entender o que eles falam e responder heheh, fiquei alerta. O povo começou a bufar e eu comecei a entender a situação.

Acho que eles queriam que eu tivesse dado a vez para a mulher que estava atrás de mim. Eu fiquei um pouco constrangida, não conheço a cultura do pais, então me senti a maior sem educação.

E na hora de pagar eu não entendi o valor que a mulher falou, saquei uma nota de valor alto e seja o que Deus quiser. Tomara que ela seja honesta e me dê o troco certo.

A moça fala danke schön. E eu respondo o quê? O que era mesmo que eu não poderia esquecer de falar? Fiquei nervosa.

Na hora de empacotar as coisas que acabei atrapalhando a mulher na hora de colocar na sacola, porque as minhas coisas se acumularam junto às dela. Fiquei mais nervosa. Enfiei tudo de qualquer jeito e saí, sem um tschüs. Puta falta de educação.

:(

Nenhum comentário:

Postar um comentário